ArtigosNotícias

4 dicas para cultivar a cultura da inovação na sua empresa

Para muitas pessoas, a inovação é vista como um ato revolucionário, que na qual apenas mentes extraordinárias e com recursos financeiros altos conseguem alcançar. Mas na realidade, não é um conceito tão ilusório. Veja a seguir 4 dicas para cultivar cultura da inovação na sua empresa.

 

Inovar é colocar em prática aquilo que traz o benefício que sua empresa precisa!!

Inovar tornou-se sinônimo de se destacar. Mas não é necessariamente fazer algo inédito, e sim, estar ligado diretamente a ser criativo. Na prática de uma cultura organizacional, é estimular o incentivo a ideias que permitem pensar “fora da caixa”, afim de, adaptar ou implementar um novo parâmetro dentro da empresa. O importante é trazer o resultado e benefícios que você precisa! Tais como:

  •  Agilidade e produtividade;
  •  Aumento de vendas;
  • Incentivo e motivação para funcionários;
  • Redução de tempo e custos;
  • Valorização do produto e da marca;
  •  Melhor experiência do cliente;

 

 

 

Cultura da inovação faz o diferencial de uma organização!

Como mencionado, existem muitos pontos positivos que uma cultura da inovação pode trazer para sua empresa a curto e longo prazo, mas de fato não há uma receita mágica que a perpetue no ambiente. Portanto, é essencial alguns passos que cultivem esse processo, para que esse fortalecimento não seja em vão e reflita em retornos positivos.

1. Incentive construções coletivas – Além de trazer o sentimento de pertencimento, estímulos a trabalhos em equipe possibilitam ideias diferentes em prol do mesmo objetivo. Sistemas que facilitam a autonomia e discussões, são fundamentais para garantir a colaboração e a facilidade na troca de ideias entre funcionários.

2. Tecnologia como base para colaborar– Empresas que exploram as vantagens que a tecnologia proporciona, como por exemplo ambientes colaborativos com recursos áudio visuais, conseguem integrar melhor suas equipes, trazendo maior produtividade e resultados em menor tempo, além de reduzir tempo e recursos com viagens e deslocamentos.

3. Valorize as novas ideias – Mesmo que não possam ser colocadas em prática no momento ou que ainda não seja a ideia ideal, faça com que a pessoa se sinta valorizada e motivada a sugerir, é da chuva de ideias que nascem os grandes projetos!

4. Tendências do mercado e treinamento – Conhecer o cenário e as estratégias que funcionam para outras empresas, podem desencadear um novo ponto de vista e gerar novas estratégias fundamentais para a visibilidade do seu negócio. Uma equipe “antenada” e em constante aprendizado traz retorno garantido.

A inovação como cultura é um ato contínuo, sendo fundamental que todos façam parte desse processo, gerando um ambiente de estímulo a ideias e contribuições em prol do mesmo objetivo!

Tags: cultura, dicas, empresa, inovação

Você também vai gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!