ArtigosNotícias

Big Data nos negócios

O mundo conectado de hoje fornece muita informação sobre os clientes. Atualmente, é possível ter acesso a detalhes que antes inimagináveis. Essas informações adquiridas proveem principalmente da internet. Nesse contexto que surge o Big Data.

O Big Data é uma grande quantidade de dados provenientes de usuários da internet. Contudo, esse amontoado de informação precisa de “tradução” para fazer sentido e poder ser aplicado em prol das vendas dentro dos negócios.

O Big Data é baseado em cinco propriedades, chamados de Cinco V’s:

Volume

Essa característica se refere a quantidade de circulação de dados. As informações são adquiridas por meio de e-mails, mensagens, vídeos, fotos, imagens e comentários dentro da internet. O Big Data é a tecnologia que lida com esse volume extenso de dados.

Variedade

Essa qualidade relaciona-se com aos dados obtidos estruturados ou não. Os diferentes formatos que as informações são coletadas dificultam a sua análise. O Big Data entra para analisar de maneira eficaz essa variedade de dados.

Velocidade

O Big Data permite que as informações sejam adquiridas em tempo real. Por isso, todo o processo de análise dos dados é mais rápido, o que facilita e acelera a tomada de decisões com base nas informações.

Veracidade

Todos os dados obtidos são verdadeiros por serem originários de interações reais dos usuários dentro da internet. Isso significa que toda a informação analisada pelo Big Data provem de relação humana online.

Valor

Esse é um dos tributos mais relevantes do Big Data, pois se refere a capacidade de entendimento do significado por traz de toda informação adquirida. A compreensão que dá valor aos dados coletados e armazenados.

Diante dessas qualidades do Big Data, é perceptível que essa tecnologia pode auxiliar no desempenho dos negócios. É possível, por meio dele, realizar previsões para o mercado, identificar problemas, fazer algumas operações, acompanhar a jornada do consumidor, analisar mudanças de consumo, entre outras.

É importante utilizar a tecnologia ao seu favor no mundo de hoje para não ficar para traz. As possibilidades de crescimento são infinitas atualmente. E nós da MR16 podemos te ajudar na inserção dessa e outras tecnologias no seu negócio.

por Marcelo Reis, Founder da MR16, especialista em gestão empresarial e vendas e professor convidado da pós da FGV.

Tags: BigData, negócios

Você também vai gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!