ArtigosNotícias

É possível ter confiança e segurança no ambiente da economia digital?

A cada compra online que realizamos, compartilhamos várias informações pessoais e financeiras em um ambiente digital. Você já se perguntou se este ambiente é mesmo seguro e o que as empresas estão fazendo para proteger as suas informações? Se o dado pessoal é considerado o novo petróleo, a proteção destas informações passou a ser a nova sustentabilidade perseguida pelas empresas digitais. Com isso, a governança digital adquire importância crescente no cenário global e, para expandir esse debate, a quinta edição da Série Economia Digital trata do “Desafio da confiança e da segurança na economia digital”.

O e-book está dividido em dois blocos, o primeiro aborda as condições para o aumento da confiança e segurança, com análises de Daniel Dobrygowski, do Centro de Segurança Cibernética do Fórum Econômico Mundial (WEF); Miriam Wimmer, da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD); Otávio Damaso, do Banco Central do Brasil; Leidivino Natal da Silva, da Stefanini Rafael; Larissa de Freitas Querino e Ricardo Gonzaga Martins Araújo, ambos da ABDI, entre outros nomes de estudiosos da área.

Já o segundo bloco do e-book, o foco fica nos aspectos humanos e sociais da confiança na economia digital abordando temas como ética, desinformação, ativismo digital e relações de trabalho na Economia Digital. Participam como autores Diego Barreto, VP do iFood; Luis Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Sandra Ávila, da UNICAMP; Rogério Pires, TOTVS; Nina Santos, Nilson de Oliveira, Sascha Meinrath, Wilson Wengelmann e Clóvis Freire.

A Série Economia Digital é fruto de uma parceria entre a Fundação Dom Cabral (FDC) – uma das nove melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com o ranking do jornal britânico Financial Times (edição 2020) – com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Cgee), Sebrae, Stefanini, TecBan e TOTVS e está fundamentada em uma coleção de e-books que busca responder, de maneira interrogativa e provocativa, 100 questionamentos sobre o tema.

A coletânea é gratuita e fica disponível no site https://economiadigital.fdc.org.br/.

Serviço:

Lançamento do e-book V da Série Economia Digital – “O desafio da confiança e da segurança”
Como as empresas podem ser mais confiáveis e seguras na economia digital?
Quando: 28 de setembro, terça-feira, 18h.
Mediação: Carlos Arruda, professor e diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC.
Convidados: Leidivino Natal, CEO da Stefanini Rafael.
Bruno Jorge Soares, gerente de Difusão de Tecnologia na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Os aspectos humanos e sociais da confiança na economia digital.
Quando: 29 de setembro, quarta-feira, 18h.
Mediação: Heloisa Menezes, professora da FDC.
Convidados: Diego Barreto, vice-presidente de Finanças e Estratégia do IFood.
Wilson Engelmann, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Direito na UNISINOS.

Programe se, inscreva-se e participe. As instruções de acesso serão enviadas para os inscritos.
https://www.sympla.com.br/economia-digital–book-5__1323306

Tags: confiança, digital, economia, segurança

Você também vai gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!