O omnichannel integra as vendas e atendimento entre as lojas físicas, virtuais e clientes, oferecendo a oferta de consumo por meio de vários canais integrados. Para o pequeno e médio empreendedor, é uma oportunidade de alavancar as vendas e organizar seu negócio de maneira unificada.
Para Gustavo Metz, CMO e fundador da Dooca , plataforma de e-commerce do Grupo Locaweb focada no PME, o omnichannel é um sistema fundamental para alinhar a integração da loja virtual à loja física. “A pandemia centralizou e forçou o movimento do público para as lojas online e o resultado foi um sucesso estrondoso e a extensão para o e-commerce como ação primordial para o sucesso de qualquer empresa. Com o movimento de reabertura do comércio, integrar um sistema híbrido é essencial, pois une os dois pilares: físico e digital e dispõe aos clientes sob total integração”, afirma.
Listamos abaixo, alguns mitos e verdade sobre o sistema híbrido de e-commerce:
Mito
Que integrar a loja física mais loja virtual complica a gestão, sobretudo a questão de logística e administrativa.
Verdade
Integrar as vertentes num sistema integrado na mesma plataforma potencializa as vendas, simplifica a gestão de estoque e administração, além de facilitar a vida do consumidor tornando o relacionamento com a marca orgânico e integrado.
Mito
Cliente da loja física tem um perfil e da loja virtual tem outro. Integrar as frentes é desnecessário devido a esse fator.
Verdade
A integração de vendas e o atendimento entre lojas físicas, virtuais e consumidores consiste em oferecer a mesma experiência de consumo através de canais diversos, mas como se fossem um só.
Mito
Com a loja virtual só terei dor de cabeça, devido ao sistema de entregas e rastreio. A logística é complicada e burocrática.
Verdade
A logística no e-commerce é diferente das lojas físicas, sim, por isso a escolha de uma plataforma como a Dooca faz a diferença, que conta com sistemas de integração e rastreio em seus planos. O cliente aguarda o recebimento do produto, ao invés de ir até a loja comprar. Garantir o recebimento no prazo, a entrega do produto em perfeitas condições e a satisfação do cliente fazem a diferença para uma fidelização do cliente, e as vendas oriundas do e-commerce potencializam os lucros. Com um bom planejamento e uma boa plataforma, as vendas podem aumentar, o que potencializa os lucros.