O termo fake news,
usado para se referir a notícias falsas ou imprecisas
divulgadas em meios de comunicação, tornou-se tão popular por aqui que
já foi incorporado ao vocabulário do brasileiro. Diferentes
técnicas de desinformação são usadas por grupos que têm interesse em
manipular suas audiências. O foco são as redes sociais,
principal porta de acesso a notícias no país. E apesar da intimidade dos
brasileiros com o ambiente digital, a maioria ainda tem
dificuldade em identificar informações verdadeiras, falsas e imprecisas.
Segundo o Relatório sobre Notícias Digitais do Instituto Reuters , 62% dos brasileiros não sabem reconhecer uma fake
news.
Em tempos de pandemia de coronavírus, as notícias falsas não prejudicam apenas as pessoas,
com informações erradas sobre prevenção, por exemplo. As fake news
atrapalham governantes que precisam criar
políticas públicas emergenciais e sobretudo as empresas, que precisam
traçar estratégias em meio à crise com base em dados confiáveis.
Nesse cenário, a Resultados Digitais, líder no desenvolvimento de
tecnologias para marketing e vendas, aproveita o dia 1º de abril para
lançar uma série de dicas para checagem de fake news: os 5
C’s do
consumo crítico para checar e não compartilhar notícias falsas.
São eles: Contexto, Credibilidade,
Construção, Corroboração e Comparação. O primeiro passo é analisar o
contexto e responder às perguntas: de quando é este conteúdo? Existem
posts mais recentes sobre este mesmo assunto? O segundo é analisar
a credibilidade da fonte daquela informação. Você conhece o autor ou o
site? Tem certeza que não se trata de um veículo
satírico, tipo Sensacionalista? É propaganda disfarçada de notícia?
O terceiro C trata-se da construção: o texto é baseado em fatos ou opiniões? Qual é o viés da
publicação? O quarto aspecto é a corroboração: se uma informação é legítima e principalmente se for algo de grande interesse
público, é bem provável que diversos sites com credibilidade repercutam. Por fim, faça a comparação. Às vezes a notícia não é
falsa, mas é imprecisa. Ela estará em outros veículos e páginas sendo tratada de outras perspectivas.
Para os usuários de redes sociais, não compartilhar fake news
é uma questão de cidadania.
Afinal, a desinformação num momento de pandemia pode literalmente levar
alguém à morte. Para as empresas, é também uma questão que
pode ter impacto direto no negócio. Uma quebra de confiança pode se tornar um grande vilão para as estratégias de
marketing. É preciso mais do que nunca qualificar os seus conteúdos, ganhar credibilidade e evitar as armadilhas das fake news .