Notícias

Black Friday já é 25% maior que 2020

Nos últimos anos a Black Friday tem ganhado cada vez mais força no Brasil, especialmente em razão de toda ampliação do e-commerce. De 1 a 24 de novembro de 2021, a Black Friday já gerou mais de 5 milhões de pedidos, segundo dados da Senior Sistemas, empresa de software para gestão, e líder quando o assunto é tecnologia para gestão logística. O número mostra um crescimento de aproximadamente 25,72% em relação ao mesmo período do ano de 2020. Até sexta-feira a expectativa é que este número aumente.

De acordo com Anderson Benetti, Head de Produto na Senior Sistemas, as vendas da Black Friday começam a se movimentar já no começo do mês de novembro. Para o especialista, ano a ano as companhias se aperfeiçoam para uma atuação cada vez mais assertiva, especialmente quanto a experiência do cliente.

“Esse atendimento ágil e com zero erros pede uma estratégia na operação logística. Para isso empresas investem em inovações que contribuem com o processo de entregas, como: Drop Shipping, Fulfillment, Cross Docking, entre outras modais de transporte. Toda uma preocupação para que o pedido chegue antes na mão do consumidor”, explica o head de Produto de Logística na Senior Sistemas, Anderson Benetti.

As entregas cada vez mais rápidas proporcionam para o cliente uma experiência como se ele tivesse comprando na loja física, só que na comodidade da casa do cliente. Mas, as tecnologias vão além da entrega ágil. “Conseguimos reduzir a margem de erros em todo processo, desde a compra até a entrega para o consumidor, a assertividade do varejo e de todo o e-commerce impacta diretamente no caixa dessas empresas e em toda relação com o cliente”.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a projeção para o crescimento do varejo em 2021 é de 4,9%. Os bons resultados, dentro e fora de períodos como a Black Friday, devem chegar especialmente com o apoio de inovações logísticas. O WMS, por exemplo, solução para controle e gestão de armazenagem, pode até mesmo zerar os erros de expedição de produtos.

Varejistas & Softwares para gestão – Benetti reforça que é comum que a cada Black Friday as empresas avaliem acertos e erros. A partir desta análise particular de cada empresa, as varejistas buscam companhias especializadas em tecnologia para gestão como a Senior Sistemas. O especialista destaca ainda que o aumento de procura por novas tecnologias para gestão na Black Friday se deve ainda às demandas para customização de softwares, novas licenças, ou ampliação do uso das soluções em razão de novos armazéns.

Depoimentos de quem se preparou

Lojas Marabraz – “Estamos aperfeiçoando a nossa operação de 2021, para isso estamos utilizando algumas funcionalidades dentro da tecnologia existente, como recebimento em kit e separação por classificação A E B, assim agilizamos a operação no geral desde do recebimento até a distribuição. Os clientes podem esperar nesta edição uma entrega mais ágil e com qualidade. Criamos uma entrega diferenciada utilizando a ferramenta do WMS, onde estamos separando cargas e conferindo os produtos antes da entrega”, conta Antonio Correio Vilela, Gerente de Logística da Marabraz, cliente Senior Sistemas.

Synapcom – “Aqui na Synapcom a expectativa de crescimento em relação ao ano passado é de mais de 60%. Na área de tecnologia, durante o ano todo, investimos bastante tanto em sistemas quanto em infraestrutura e equipe. Outro ponto importante foi o investimento em monitoria, o que faz com que sejamos avisados quando acontece algum problema nos nossos sistemas, uma preocupação que colabora para que possamos contornar eventuais gargalos da melhor forma possível. Nosso planejamento é despachar todos os pedidos da data em até 48hs, sendo grande parte em até 24h”, explica Fernando Gobbi, Diretor de Operações na Synapcom, empresa desenvolvedora de projetos para o e-commerce e cliente da Senior Sistemas.

Inbrands – “Este ano estamos com a expectativa de crescer 80% em relação a 2020. Investimos em uma nova plataforma, que junto ao WMS Senior vai nos permitir agilidade e um rápido processamento dos pedidos em nosso CD. Neste momento de Black Friday, onde o prazo e a capacidade das operações logística são exploradas, ter uma ferramenta que seja confiável e estável nos deixa fortalecidos para fazer o melhor atendimento aos nossos clientes, explica Alex Lichmann, Gerente de Logística na Inbrands, empresa com atuação no mercado da moda com marcas como Ellus, Bobstore, Salinas Rio, entre outras. Uma marca que também é cliente Senior Sistemas.

5 fatores que impulsionam a busca por empresas de tecnologia para gestão no pré Black Friday

1. Experiência do cliente – automatização no atendimento e acompanhamento em tempo real de todo o processo
2. Assertividade nos processos e impactos na operação – organização e controle de toda a operação
3. Redução de custos – com menos devoluções e erros, menos prejuízos e custos
4. Customização – adequações que atendem particularidades de cada empresa
5. Ampliação da atuação – novas lojas, canais e armazéns.

Tags: BlackFriday, crescimento

Você também vai gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!