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Black Friday: Velocidade e estabilidade dos sites de venda podem evitar perdas

A intenção de compra dos brasileiros para a Black Friday deste ano é de 87,75%, segundo pesquisa da Conversion. E mesmo com o retorno do atendimento presencial nas lojas físicas, as vendas pelo e-commerce devem ter participação expressiva nos resultados. Ainda segundo a Conversion, cerca de 63% dos consumidores pretendem fazer suas compras online. No ano passado, as vendas do e-commerce na data ultrapassaram os R$ 5 bilhões, de acordo com levantamento da Neotrust/Compre&Confie, tendo sido considerada a Black Friday mais digital da história.

Por isso, é de extrema importância preparar o e-commerce para garantir que os consumidores consigam comprar, de maneira segura e facilitada, pelo desktop ou mobile. “Com tantos canais de vendas e com a forte presença do digital, é preciso oferecer uma plataforma que tenha bom desempenho em todos os meios de acesso. Também devemos levar em conta que 58% da população brasileira acessa a internet apenas pelo celular. Por isso, o site de vendas deve ser responsivo também para esse formato”, alerta Orlando Ovigli, sócio e VP de OmniCommerce do Grupo FCamara, consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital.

Velocidade de carregamento: nem 1 segundo de espera

A velocidade de carregamento das páginas do site é um dos pontos de atenção. De acordo com dados da Sofist, consultoria que monitora lojas virtuais, um segundo de espera pode reduzir em até 27% a conversão das vendas. “A plataforma precisa rodar de forma rápida, pois esse é um aspecto que influencia muito a experiência do usuário. A velocidade de carregamento evita a perda de vendas por lentidão, faz com que o cliente permaneça na página e, assim, afeta a forma com que o Google avalia a experiência de navegação e o ranqueamento do site nas buscas orgânicas”, explica o executivo.

Em 2020, mais de 70% das lojas virtuais saíram do ar em algum momento na Black Friday e estima-se uma perda de cerca de R$ 48 milhões devido a lentidão e instabilidade, segundo a Sofist. “Devemos verificar e testar a infraestrutura da plataforma de vendas antes da Black Friday e, dessa forma, garantir que a loja permaneça no ar durante os picos de vendas”, orienta Ovigli.

Nuvem ajuda a garantir estabilidade

Para evitar instabilidades, a recomendação é entender quais são as expectativas de acesso e jogar uma margem de segurança em cima para assegurar a infraestrutura necessária. “Se a ideia é ter 50% a mais de tráfego na Black Friday, então a loja precisa se preparar para 70% a mais. O sucesso vem da prevenção. Vale lembrar que a nuvem oferece recursos de auto-scaling, que ajustam automaticamente a capacidade do site para manter um desempenho constante e previsível. E o lojista é cobrado apenas pelo real uso e consumo de recursos do seu ambiente”, destaca o especialista.

Ovigli ressalta também que é indispensável ter instalado um certificado SSL. “A ausência do SSL afeta negativamente o posicionamento orgânico nos resultados dos sites de busca. Além disso, a certificação é uma exigência dos gateways de pagamento e deixa o cliente mais seguro em realizar a compra”, explica.

Tags: BlackFriday, estabilidade, sites, velocidade

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