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Cinco dicas para desenvolvedores e consultores estruturarem um orçamento

Uma das grandes dificuldades de ser um profissional liberal é conquistar novos clientes. Para os desenvolvedores, o processo começa em localizar este potencial contratante e mostrar que está apto para suprir as suas necessidades, seja com a indicação de um cliente satisfeito ou com um portfólio robusto, que deixe claro que o prestador de serviço consegue entregar – e bem – o projeto estipulado. Um ponto importante, e muitas vezes negligenciado, que fica entre esse interesse do cliente e o fechamento do negócio, é o orçamento.

De acordo com Arthur Alves, head da Locaweb PRO, “neste documento é crucial descrever os passos que serão desenvolvidos, objetivos a serem alcançados e, principalmente, o tempo que cada etapa levará. Assim o cliente e você terão metas claras o que diminui possibilidades de erros e atritos durante o projeto”. Confira abaixo algumas dicas do executivo para montar um ótimo orçamento:

1 – Histórico da empresa

Por mais que o cliente já o conheça, visto que vocês chegaram até este momento da negociação, é importante que ele saiba um pouco mais sobre você e sua empresa. Não precisa ser algo longo, um breve texto contando a história da sua companhia, a sua experiência e o que o qualifica para desenvolver o projeto em questão. Quanto mais próximos os exemplos dados do que será desenvolvido, melhor.

2 – Público-alvo

Quem são os clientes do seu cliente – descreva este público e suas necessidades. Caso ele não saiba, é importante ajudá-lo a descobrir quem são essas pessoas. Só conhecendo esse público que você e o seu contratante vão conseguir suprir as suas necessidades.

3 – Demanda do projeto

O que será feito? Um site? Aplicativo? Para quais plataformas ele será escrito, quantos são os usuários esperados, quais especificações foram solicitadas pelo cliente? Nesta parte do orçamento você deve colocar tudo o que foi pedido minuciosamente. Tudo! Quais serão as etapas de desenvolvimento, o que será entregue em cada, prazos, pessoas envolvidas (se somente você ou mais profissionais), material que precisa ser compartilhado pelo cliente, linguagem a ser utilizada etc. Quanto mais informações, melhor. É importante ser o mais claro possível para alinhar as expectativas e ter uma boa relação com o cliente.

4 – Valores
É aqui que você estipula os valores, quanto será investido em cada etapa até a conclusão do trabalho, formas de pagamento e datas limite para efetuá-los.

5 – Organização

Pode parecer uma dica básica, mas é muito importante. O documento deve ser organizado, limpo, de fácil leitura, seguindo as regras ortográficas e de preferência com a sua identidade visual (logo, marca d’água etc.). Você é um profissional e deve deixar claro isso em todas as comunicações com o cliente, em especial essa que é a principal etapa para o fechamento do negócio
Tags: dicas, estruturar, orçamento

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