ArtigosNotícias

Como o modelo de software por assinatura está revolucionando a tecnologia industrial

A era da economia por assinatura chegou. O modelo, que surgiu nos Estados Unidos, avança globalmente para serviços de todos os tipos e, na última década, serviços como Netflix, Spotify, Adobe Creative Cloud e Ring passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas e das empresas. A rápida difusão do modelo deixa claro que as empresas e as pessoas estão percebendo os muitos benefícios do acesso à tecnologia flexível e escalável.

No mundo do software, a contratação por assinatura interrompeu radicalmente o modelo tradicional de licenciamento perpétuo, e vem revolucionando a maneira como empresas, parceiros e clientes estão trabalhando juntos.

No último ano fiscal, a AVEVA registrou um crescimento recorde de assinaturas à medida que as empresas buscavam agilidade no acesso à tecnologia transformacional. De acordo com o ARC Advisory Group, os modelos de subscrição devem crescer quase quatro vezes mais rápido do que o software tradicional nos próximos cinco anos nos segmentos de software de automação industrial, com os mercados de gerenciamento de ativos e serviços de campo liderando essa transição globalmente.

Benefícios financeiros – No modelo de subscrição, a assinatura do software difere do licenciamento tradicional ao permitir que os clientes diluam os desembolsos e paguem apenas pelo que precisam utilizar, ajudando as empresas a gerenciarem melhor o fluxo de caixa.

Na contratação por assinatura, o custo de uso do software no primeiro ano é muito menor em comparação a uma compra definitiva, uma vez que os clientes pagam apenas uma fração do custo total no período considerado. Isso significa que a aquisição de software deixa de fazer parte do orçamento de capital (CAPEX) e passa a figurar como uma despesa operacional (OPEX), o que permite destinar os recursos que seriam alocados em software para outras áreas, inclusive para financiar outros projetos de capital de alta prioridade.

Acesso flexível à inovação – Outra característica importante do modelo de contratação de software por assinatura é que ele oferece aos clientes acesso sem precedente à inovação e transformação de tecnologia a um preço inicial mais baixo, com flexibilidade, escala e suporte integrado. As empresas adquirem apenas o que necessitam, escalam conforme as suas necessidades mudam, enquanto o provedor de serviços gerencia as suas necessidades de segurança cibernética.

O programa de assinatura AVEVA Flex, por exemplo, dá aos clientes o direito de usarem e receberem continuamente todas as atualizações de inovações de software. Dessa maneira, qualquer novo recurso adicionado automaticamente estará disponível aos clientes, sem a necessidade de reimplementação ou desembolsos adicionais.

Ao remover as barreiras tradicionais à adoção de software, os clientes industriais se beneficiam da capacidade de aproveitar as vantagens das tecnologias líderes para responder rapidamente às mudanças nas demandas do mercado, sem ter que navegar por ciclos de orçamento de capital onerosos.

Um exemplo é o novo software de Controle de Operações da AVEVA, que oferece uma combinação revolucionária de soluções na nuvem, local e híbrida, para todo o portfólio de software industrial da AVEVA e que, agora, está disponível no modelo de assinatura. Pela primeira vez, empresas de todos os portes poderão focar na capacitação de sua força de trabalho, aproveitando a agilidade e flexibilidade para otimizar suas operações. De arquiteturas industriais de IIoT e gerenciamento remoto de chão de fábrica baseado em nuvem até o controle de vários locais, os softwares da AVEVA agora estão disponíveis por meio de um modelo de uso flexível, com uma assinatura simplificada.

Agilidade técnica – Outra vantagem do uso software no modelo de assinatura é que ele dá acesso a uma variedade de soluções de tecnologia líderes de mercado, inclusive na nuvem, em um pacote. As empresas podem monitorar e operar sistemas de maneira flexível a partir de uma variedade de plataformas, incluindo web, celular e nuvem. As organizações também podem se beneficiar de várias opções ajustáveis, pensadas para se adequar à necessidade de escala e pontos de acesso, conforme a demanda evolui.

O modelo de assinatura flexível permite uma gama de arquiteturas e recursos de integração com uma variedade de soluções abertas, integradas e independentes de hardware. Com as assinaturas, a capacidade de implementar tecnologia de aplicações industriais é melhorada e simplificada. Isso também significa que os clientes têm flexibilidade para adaptar a arquitetura da solução em qualquer ponto do ciclo de vida do projeto, incluindo prototipagem, design, comissionamento e expansão.

Com uma gama de benefícios tão ampla e poderosa, não é de se admirar que o modelo de assinatura esteja ganhando rapidamente domínio global. Sua combinação única de vantagens comerciais, arquitetônicas e técnicas continuará a revolucionar o mundo do software industrial, ao permitir aos clientes aproveitarem o poder da tecnologia de classe mundial da forma que melhor se ajustar ao seu modelo de negócios.
* por Kerry Grimes, Head de Parcerias Globais da AVEVA
Tags: assinatura, AVEVA, modelo, software

Você também vai gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!