ArtigosNotícias

Como preparar e-commerces para a Black Friday

A Black Friday é o evento mais importante para o setor varejista no Brasil. Em 2020, a data movimentou R$ 7,72 bilhões. Segundo um levantamento divulgado pela Intelipost, plataforma líder de gestão de fretes no Brasil, somente no ano passado a data registrou um aumento de 37% em comparação com 2019. Já na quinta-feira, um dia antes da Black Friday, o volume cresceu 62%. Com o aumento contínuo e aceleração do setor devido à pandemia, as expectativas de vendas para este ano se mantêm positivas.

Com sua proximidade, os e-commerces já devem começar a se preparar o quanto antes para garantir que as lojas estejam prontas para atender os consumidores da melhor forma, além de lidar com o aumento do tráfego, já que problemas de instabilidade no site podem gerar prejuízo. Os lojistas online também devem se proteger de ciberataques, que podem causar interrupções, vazamentos de dados e danos permanentes à reputação, além de garantir a qualidade do atendimento de ponta a ponta.

Pensando nesse cenário, empresas de tecnologia podem oferecer o que existe de mais moderno para auxiliar os varejistas nesse dia tão importante para as vendas. Confira:

Azion
A Azion é uma das líderes globais de Edge Computing, tecnologia que simplifica a criação de aplicações que exigem tempos de resposta rápidos e capacidade de processamento de dados mais próximo do usuário final em qualquer lugar do mundo. Quando se trata de comércio eletrônico, o Edge é essencial para que a empresa ofereça uma experiência de compra sem falhas. Nesse sentido, a Azion consegue reduzir a probabilidade de rejeição do cliente em 91%, em comparação com as taxas de rejeição de sites que levam até 10 segundos para carregar.

Outro ponto importante é proteger os dados dos consumidores e a performance dos sites contra ataques cibernéticos. Quanto mais os negócios migram para o online, mais agentes mal-intencionados encontram oportunidades, e os e-commerces precisam estar preparados para se defender ou bloqueá-los. O Edge Computing também ajuda nesse caminho, porque atua a favor da segurança, latência e experiência de compra do consumidor.

Intelipost
A Intelipost é a plataforma líder em soluções inteligentes para a logística. Baseada em tecnologias em nuvem, a plataforma está integrada a mais de 4000 lojas e 500 transportadoras, além de outros parceiros.

A ferramenta oferece às empresas soluções de gerenciamento e rastreamento de entregas, auditoria de faturas e relatórios de Inteligência Empresarial (Business Intelligence) para auxiliar os vendedores a implementar melhorias nos processos de entregas. Além disso, ajuda na redução de custos logísticos e permite uma visibilidade em tempo real de toda a operação, com opções de integrações personalizadas para facilitar o crescimento do negócio.
Fora isso, a empresa também oferece a geração automática de etiquetas padronizadas, o que auxilia os consumidores nos casos de trocas e devoluções.

Agile Process
A AgileProcess, empresa de tecnologia para logística, ajuda empresas a otimizar o uso da frota com o auxílio de inteligência artificial. Uma das soluções é um software que sequencia as entregas do dia e oferece as melhores rotas, para economizar tempo e reduzir em até 30% os gastos com combustíveis. Além disso, oferece um sistema que comprova as entregas no exato momento em que elas são realizadas e permite que tanto os gestores, como os consumidores, monitorem as etapas de entrega em tempo real, assim como já vemos em aplicativos de entrega de comida, por exemplo.

A empresa explica que a falta de planejamento durante uma data como a Black Friday pode acabar com a reputação da marca: “Já vimos setores de marketing de empresas aplicarem promoções de Black Friday de última hora, sem avisar a área de logística ou pensar em qualquer planejamento para realizar os envios! Aí, ao invés de conquistarem os clientes, acabaram recebendo enxurradas de reclamações e tiveram que providenciar a toque caixa uma estrutura para agilizar as entregas. Em datas como essa, o planejamento é a parte mais importante, sem dúvidas.”, esclarece Evilásio Garcia, CEO da AgileProcess.

Sinch
A Sinch aproxima empresas e pessoas com ferramentas que tornam possível a comunicação automatizada e humanizada em larga escala. Sua plataforma líder de comunicações em nuvem permite que as empresas alcancem todos os telefones móveis do planeta, em segundos ou menos, por meio de mensagens móveis, voz e vídeo. Para ajudar o e-commerces a Sinch conta com diversas soluções, pois é um provedor de plataformas self-service de construção de chatbots, inteligência artificial conversacional, conexão com os principais canais conversacionais e ferramentas de transferência de conversas dos robôs para equipes de atendimento humanos.

Claranet
A Claranet é uma multinacional de tecnologia especializada em Clouds, Cibersegurança, Dados e DevOps. Nesse sentido, a segurança digital proporciona maior qualidade na oferta de serviços que, somados à alta demanda de compras pelos consumidores, torna-se fundamental para que, compradores e empreendedores, tenham melhor experiência.

A atuação de cibercriminosos na Black Friday é recorrente, por isso exige cuidado redobrado. “Disponibilizar produtos para a venda online exige das empresas um mecanismo rígido de segurança preventivo capaz de identificar e bloquear ameaças e hoje, no mercado, diversos serviços são oferecidos nesse sentido. Já aos consumidores, a atenção também deve ser redobrada. É preciso evitar clicar em links enganosos ou sair das plataformas oficiais de compra”, pontua Gustavo Duani, Cyber Security Director da Claranet.

Tags: BlackFriday, e-commerce, preparação

Você também vai gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!