Notícias

Computação em Nuvem e Segurança da Informação são alguns dos cursos oferecidos este ano pela Escola Superior de Redes

A Escola Superior de Redes (ESR) divulgou o calendário de cursos ofertados pela instituição em 2020. Serão cerca de 50 turmas distribuídas nas unidades de Belém, Brasília, Rio de Janeiro, Cuiabá, João Pessoa, Porto Alegre e Salvador, com carga horária de 16 a 40 horas. Entre as novidades previstas, estão os cursos nas áreas de Computação em Nuvem e Segurança da Informação, em parceria com a CompTIA, que oferece certificações em TI com reconhecimento internacional.

Estima-se a demanda por 420 mil novos profissionais de TI até 2024, segundo dados da Brasscom/ IDC. Esse número é maior do que o de profissionais formados em cursos superiores de perfil tecnológico. As áreas de Segurança da Informação e Nuvem ganham destaque, pois, juntas, representam aproximadamente 17% desse total.

“Tais fatos revelam a necessidade de formação de mão-de-obra qualificada no curto prazo. Felizmente a ESR oferece cursos práticos, focados no mercado, com carga horária adequada e parcerias internacionais nas áreas de maior demanda”, afirma o diretor-adjunto da ESR, Leandro Guimarães.
Ao longo do ano, novas turmas serão abertas nas unidades de Campinas, Belo Horizonte e Manaus. Além das turmas presenciais, a ESR também realiza turmas sob demanda em suas unidades ou in-company, em qualquer lugar do Brasil.

Foi o caso do curso de preparação para a certificação Security+, da CompTIA, realizado em Campo Grande (MS) para o Exército Brasileiro. “O curso abordou de maneira precisa o conteúdo da certificação, utilizando tanto o material didático da CompTIA como o da ESR, com ênfase para o que realmente importa para passar na prova. Também explicou, com simplicidade e exatidão, diversos conceitos importantes para profissionais da área de TI”, afirmou o aluno Marcos Vinicius Sadock, tenente do 9º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército.

Segundo o diretor da ESR, Leandro Guimarães, as certificações são cada vez mais valorizadas para balizar o conhecimento e ajudam a desenvolver carreiras. Por conta disso, os próximos cursos em parceria com a CompTIA serão disponibilizados com conteúdo oficial traduzido, laboratórios virtuais e vouchers para provas de certificação.

Estão por vir, em 2020, novidades no modelo de ensino a distância (EaD) e na formação de Data Protection Oficer (DPO), em especial Public Data Protection Officer (PDPO), em parceria com a empresa holandesa Exin. A capacitação é focada no desenvolvimento de profissionais para adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que passa a valer a partir de agosto de 2020.

Para conferir a programação e garantir sua matrícula, basta acessar: http://esr.rnp.br/cursos/pre-matricula.

Sobre a ESR: A Escola Superior de Redes (ESR) é a unidade de serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) criada para promover a capacitação, o desenvolvimento profissional e a disseminação de conhecimento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em prol da evolução e da permanente ampliação da rede de alta velocidade do país. Com uma experiência de mais de 10 anos no mercado, a ESR já treinou mais de 20 mil profissionais em todo o Brasil, em suas 10 unidades localizadas em diferentes capitais brasileiras. Em sua programação, constam mais de 50 cursos especializados em nove áreas temáticas: Administração e Projeto de Redes, Governança de TI, Segurança, Mídias de Suporte à Colaboração Digital, Administração de Sistemas, Gestão de Identidade, Desenvolvimento de Sistemas, Computação em Nuvem e Métodos Ágeis e Inovação.

Os cursos são ministrados nas modalidades à distância, semipresencial e presencial. Na modalidade presencial são ministrados em laboratórios conectados à rede de alta velocidade da RNP e privilegiam uma abordagem prática de ensino. As salas de aula oferecem as mesmas ferramentas encontradas nos setores de suporte e gestão de TI, de órgãos públicos e da iniciativa privada, o que proporciona, a técnicos e gestores, um aprendizado direcionado e focado nos desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Sobre a RNP: Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cidadania, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.174 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de quatro milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa.

Tags: nuvem, Redes, segurança

Você também vai gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!