ArtigosNotícias

Estudo da Nokia confirma que operadoras podem economizar 65% em custos operacionais pela automação de suas redes IP

A Nokia revelou, em colaboração com a empresa de pesquisa Analysys Mason, que as operadoras podem reduzir até 65% de custos ao automatizarem suas redes IP em três categorias operacionais. Essa é uma das várias descobertas-chave do estudo encomendado pela Nokia.

A automação de rede é um aspecto fundamental para melhorar a agilidade dos serviços, oferecer maior eficiência operacional e também maior disponibilidade da rede. Para quantificar os benefícios da automação de rede na camada controladora de domínio, a Analysys Mason entrevistou um grupo de operadoras por todo o mundo sobre suas estratégias e resultados de automação em suas redes, tendo coletado mais de 60 pontos de dados.

Em seguida, a Analysys Mason extrapolou os benefícios quantificados que podem ser esperados pela automatização de redes IP. O estudo se concentrou na automação de rede implementada para conformidade de serviços de operadora; no gerenciamento do ciclo de vida da rede e em processos de proteção da própria rede quanto do serviço, com a solução NSP da Nokia. O NSP é um controlador de domínio de rede de IP, óptico e micro-ondas, de vários fornecedores, que permite a automatização de muitos dos processos de gerenciamento de rede. De acordo com a Analysys Mason, a participação de mercado da Nokia a coloca como um dos principais provedores no espaço de automação e orquestração de rede.

A Analysys Mason descobriu que a redução de custos no controlador de domínio demanda os seguintes fatores:

• A automação de processos reduz em até 68% o tempo necessário para trabalhos manuais;

• O tempo necessário para a implantação de novos serviços é reduzido em até 88%;

• Menos tarefas manuais significa também menos erros humanos e mais previsibilidade. O uso de cenários padronizados reduz a frequência de solicitações de serviços e problemas que requerem correção manual. Em geral, o tempo gasto em processamento de erros é reduzido em até 85%.

• A automação da correlação entre o alarme e a análise da causa original oferece uma redução significativa no tempo médio de reparação (MTTR), de até 71%.

Larry Goldman, gerente de projetos daAnalysys Mason, disse: “Nosso estudo mostra benefícios claros na camada de domínio, por isso recomendamos fortemente que os operadores automatizem processos de gerenciamento de rede para seus serviços de IP. A automação de rede será fundamental para permitir futuros modelos de negócios baseados no fatiamento de rede. As operadoras devem também procurar uma plataforma de automação de rede, como a solução NSP da Nokia, para colher os benefícios da automação, garantindo assim uma gestão eficiente e controle dos segmentos de rede.”

Mike Thompson, chefe de automação de rede IP da Nokia, disse: “Embora tenhamos visto avanços significativos na automação de rede para a prestação de serviços, as maiores economias são obtidas quando se automatiza o gerenciamento do ciclo de vida da rede. Existem ainda muitas tarefas manuais nas áreas de rede e serviço, bem como nas migrações, no provisionamento de dispositivos e upgrades, que podem se beneficiar da automação de rede. A automação não só melhora a produtividade da operadora, mas reduz significativamente as interrupções nos períodos de manutenção. A automação segura da rede e dos serviços permite que as operadoras identifiquem uma causa inicial, automatizem o reparo e solucionem problemas de rede muito mais rapidamente.”

Em 20 de outubro, Nokia e Analysys Mason discutirão o estudo no webinar “Quantificando e percebendo os benefícios da automação de rede IP.
Tags: automação, IP, Nokia, Redes

Você também vai gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!