ArtigosNotícias

Festival 11.11 cresce 72% no Brasil; no mundo vendas superam US$ 84 b

A 13ª edição do festival de compras 11.11 terminou com um novo recorde de faturamento. Neste ano, os marketplaces do grupo Alibaba faturaram, ao longo do período promocional, US﹩ 84,54 bilhões. O valor é US﹩ 10,4 bilhões maior que o anotado no ano anterior e representa mais de cinco vezes o faturamento de um ano inteiro do e-commerce brasileiro ou o equivalente a 9 vezes a soma de todas as vendas online, nos Estados Unidos, durante a Black Friday.

O maior festival 11.11 de todos os tempos registrou não apenas volume recorde de vendas (GMV, na sigla em inglês), mas também a maior adesão de marcas e usuários de sua história. Ao todo, 290 mil marcas e 900 milhões de consumidores se beneficiaram do período de descontos e compras. No Brasil, pela primeira vez, vendedores locais puderam participar do festival e, em média, venderam 6 vezes mais que em dias comuns de sua operação.

De acordo com Leonardo Beltran, diretor da loja Debex Oficial, que estreou no AliExpress em agosto, o 11.11 permitiu seu pico de vendas no ano, com a emissão de milhares de pedidos a cada hora. “O ingresso no AliExpress abriu um novo mercado para nós e a adesão ao festival foi muito positiva. Alguns itens em promoção, como roupas e acessórios, tiveram uma demanda explosiva já nas primeiras horas do dia 11”, afirma Beltran.

Este ano, no Brasil, apenas nas 20 horas iniciais do festival, que dura dois dias, foi possível superar todo o faturamento registrado ao longo das 48 horas inteiras do evento de 2020. No total, as vendas brasileiras ao longo do 11.11 atraíram 72% mais compradores que as anotadas um ano antes, ritmo de crescimento muito acima da média do e-commerce brasileiro.

De acordo com Yan Di, country manager do AliExpress no Brasil, o crescimento do marketplace no país já podia ser percebido antes mesmo do festival. “Dados da plataforma de análise do mercado mobile App Annie nos colocam à frente de nomes como Americanas e Magalu em usuários diários ativos (DAU, na sigla em inglês), um indicador de que o AliExpress se já se consolidou como um dos apps de compras preferidos dos brasileiros”, diz.

A expansão do AliExpress no país pode ser vista também por meio do forte engajamento de usuários locais. No dia 11 de novembro, por exemplo, o termo “festival 11.11” figurou entre os três temas mais discutidos do Twitter e, no total, mais de 1 milhão de usuários se envolveram com ações promocionais do AliExpress em diferentes redes sociais.

De acordo com Michael Evans, presidente da divisão internacional do Alibaba Group, o maior engajamento dos consumidores é uma das características da transformação digital do varejo, que se acelerou no último ano “A pandemia trouxe desafios sem precedentes para as marcas e para o varejo, mas também elevou o envolvimento dos usuários com as estratégias digitais do mercado.

Para as entregas internacionais, compras feitas em diferentes lojas por um mesmo usuário ou com destinos próximos foram organizadas de modo a reduzir o deslocamento necessário para entregá-las ao consumidor final. O compromisso do AliExpress é de que, entre o momento em que um pedido é feito no Brasil e a chegada dos pacotes internacionais em solo nacional, se passem apenas 7 dias. As roteirizações e o processamento de pedidos foram feitos, pela primeira vez, em data centers movidos a energia eólica. Ao todo, o esforço evitou a emissão de mais de 26 milhões de toneladas de carbono. As roteirizações e o processamento de pedidos foram feitos, pela primeira vez, em data centers movidos a energia eólica. Ao todo, o esforço evitou a emissão de mais de 26 milhões de toneladas de carbono.

Asroteirizações e o processamento de pedidos foram feitos, pela primeira vez, em data centers movidos a energia eólica. Ao todo, o esforço evitou a emissão de mais de 26 milhões de toneladas de carbono.

Tags: 11.11, AliExpress, festival

Você também vai gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!