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GFT Brasil desenvolve a primeira solução de APIs em nuvem da B3

A GFT Brasil, unidade que integra a empresa global referência em tecnologias exponenciais para transformação digital e em business agility, desenvolveu uma solução de API para trazer mais agilidade aos negócios da B3. Como é a Bolsa do Brasil e uma das principais fornecedoras de infraestrutura do mercado financeiro mundial, o cliente precisava de uma solução para expor aos clientes finais dados externos de ofertas e negócios gerados por um grande volume de dados, de forma performativa.

Todo o processo de desenvolvimento da ferramenta envolveu o suporte e a consultoria da GFT Brasil na tomada de decisões. E assim foi desenhada toda a jornada dos dados, desde o fechamento do pregão até chegar ao cliente final, pela internet. Também foi preciso pensar na criação de uma arquitetura que atendesse às exigências do negócio, como por exemplo, o alto volume de dados diários. Após todo o planejamento e estruturação, foi iniciado o desenvolvimento das APIs. Durante este processo, vários testes de qualidade e desempenho foram realizados, a fim de alcançar o tempo de resposta ideal, de 2 a 5 segundos.

Com o desenvolvimento das APIs, a jornada de dados para os clientes da B3 ficou mais ágil. Além disso, houve uma melhora na performance da gestão de dados, que suporta um alto volume de dados em baixa latência, dentro do tempo esperado. Outro ponto positivo foi a atualização de tecnologias dentro da B3, sendo este o primeiro projeto de APIs em nuvem da empresa, guiado por todo know-how da GFT. Por estar totalmente na nuvem, a solução é altamente escalável e resiliente. Ela é desacoplada do ambiente on-premise, o que garante a continuidade das operações mesmo quando surgirem falhas locais. Há também a transparência de dados, o que permite, por exemplo, que os clientes estrangeiros avaliem as suas estratégias de investimento no país.

Glaucio Martins, gerente de projetos da GFT Brasil que atua diretamente com a B3, explica que “a solução foi inicialmente pensada para ser um MVP, produto viável mínimo. Mas ao analisarmos o seu potencial, sabíamos que poderia se tornar uma ferramenta ainda mais completa. Tivemos um projeto complexo, mas o resultado foi além do que a B3 esperava”.

Sergio Favarin, diretor executivo na GFT Brasil, complementa que “a solução se tornou um produto final, que inclusive dentro dos próximos meses receberá o selo que garante essa classificação. Iniciamos o projeto em 2019 e hoje temos uma solução completa que atende ao alto volume de dados que a B3 recebe diariamente. Estamos falando de cerca de 300 milhões de registros por dia, tanto de oferta quanto de negócios. A GFT teve a estrutura e suporte necessários para o desenvolvimento dessa solução”, destaca.

Tags: API, B3, GFT

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