Notícias

Huawei aborda evolução das redes de fibra no Brasil e as tendências para o futuro

Abordando a evolução das redes de fibra no Brasil, Julio Sgarbi, Gerente de Soluções Integradas da Huawei Brasil, faz um panorama desse importante avanço tecnológico que, a partir da pandemia de Covid-19 passou por uma grande aceleração por conta da alta demanda gerada por trabalho, estudos e lazer em casa. O executivo abordou o tema em sua apresentação no Painel Telebrasil (21/09) e em webinar realizada pela empresa ontem (22/09).

 

Nos últimos anos, avanço da tecnologia de FTTH no país tem possibilitado conexões cada vez mais ágeis e proporciona uma série de benefícios tanto para empresas como para clientes residenciais. Além disso, o advento da fibra trouxe acesso a um número maior de usuários.

 

“A pandemia foi um catalizador da evolução da fibra óptica, já que as conexões residenciais precisaram se estruturar muito em pouco tempo. Os jogos online, transmissões 4K e aplicativos de reuniões remotas passaram a exigir muito mais velocidade de download e upload e baixa latência”, explica Sgarbi.

 

Nas indústrias, máquinas também já estão sendo operadas por acesso exclusivo de fibra, o que garante a constância da conexão. Num futuro muito próximo, a F5G, quinta geração de rede fixa, vai possibilitar o uso massivo de realidade virtual em nuvem, entre outras aplicações.

 

Atualmente, a F5G já está possibilitando o uso massivo de novas tecnologias como Inteligência Artificial, Wi-fi 6, 10 GPON (aumenta ainda mais velocidade de tráfego) e Liquid OTN (rede óptica de transmissão mais flexível e que diminui ainda mais a latência).

 

Para saber mais detalhes, confira a apresentação de Julio Sgarbi no Painel Telebrasil:

Tags: fibra, Huawei, Redes, tendências

Você também vai gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!