A MicroStrategy® Incorporated (Nasdaq: MSTR), líder mundial em software de analytics e mobilidade corporativa, acaba de divulgar o relatório 10 Enterprise
Analytics Trends To Watch In 2020 sobre as melhores práticas ao avaliar, implantar e usar tecnologias analíticas e inteligência de negócios.
Em colaboração com os principais
analistas e influenciadores da Forrester, IDC, Constellation Research, Ventana
Research e
outros, a MicroStrategy destaca tendências e suas percepções que
cobrem desde a inteligência artificial e móvel, à explosão de dados,
fontes de dados, além de alguns fatores humanos, que incluem uma
escassez prevista de talentos em Data Analytics.
“Estamos empolgados em apresentar nosso relatório
anual sobre as principais tendências em Analytics corporativas a serem
observadas em 2020. Vemos uma oportunidade crescente para os
tomadores de decisões aproveitarem as últimas tendências e avanços em
análises corporativas, IA, ML, Deep Learning e mais”, explica Vijay Anand, vice-presidente de marketing de produtos da MicroStrategy. “Ao colaborar com alguns dos principais especialistas do mundo na área, o relatório visa
fomentar uma discussão bastante proveitosa junto aos os líderes que buscam tecnologias disruptivas para alavancar o Data Analytics, gerar maior eficiência, alcançar o ROI e superar a concorrência”.
Confira nosso Top 10:
1. Deep Learning oferece uma vantagem competitiva
“Em 2020, os holofotes no que tange Deep Learning estarão voltados para a relação entre saber e fazer. Não é mais
apenas uma palavra da moda, o advento pragmático do Deep Learning para
prever e entender o comportamento humano configura-se como uma tempestade disruptiva em como as empresas empregarão a inteligência contra seus concorrentes”- Frank J. Bernhard, diretor de dados e autor de
“SHAPE-Digital Strategy by Data and Analytics
2. AutoML melhora o ROI das iniciativas de ciência de dados
“O Machine Learning é uma das tecnologias de mais rápida evolução nos últimos anos, e a demanda por desenvolvimento de
Machine Learning
aumentou
exponencialmente. Esse rápido crescimento, criou uma demanda por modelos
prontos para uso que possam ser aplicados com facilidade e
sem conhecimento de especialistas. “Marcus Borba, fundador e consultor
principal da Borba Consulting.
3. O gráfico semântico se torna fundamental para
agregar valor aos negócios
“O gráfico semântico
tornar-se-á a espinha dorsal que suporta Data e Analytics em um cenário
de dados que muda constantemente. As organizações que não usam
um gráfico semântico correm o risco de ver o ROI relacionado às análises
cair devido à complexidade crescente e aos custos
organizacionais resultantes”- Roxane Edjlali, diretora sênior de gerenciamento de produtos da MicroStrategy e ex-analista do Gartner.
4. A visão humana torne-se ainda mais importante à
medida que o volume de dados aumenta
“À medida que mais e mais pessoas sentem-se à
vontade trabalhando com dados, eles também devem familiarizar-se com a
etnografia dos mesmos ou com o estudo dos pontos aos quais se
relacionam, o contexto em que foram coletados e o entendimento de que o
dado sozinho não traz um cenário completo da situação” –
Chandana Gopal,
Diretora de Pesquisa, IDC
5. A nova geração de Embeeded Analytics acelera o tempo e obtenção de insights
“A análise concisa fornecida no contexto de
aplicativos e interfaces específicos acelera a tomada de decisões. Esse
estilo de incorporação e a curadoria de análises concisas e
contextuais podem levar mais tempo, e com os avanços, incluindo métodos
de desenvolvimento no-code e low-code, estamos vendo uma adoção crescente da próxima geração de Embeeded Analytics. “- Doug Henschen, VP e Analista
Principal, Constellation Research
6. A necessidade de combinar fontes de dados continua
a crescer
“Esperamos ver um foco contínuo na diversidade de
dados. As organizações raramente têm
uma plataforma única e padronizada de
Data e Analytics , e várias
ferramentas são usadas para acessar os dados. A necessidade de combinar essas fontes de dados só continuará crescendo. “- David
Menninger, vice-presidente sênior e diretor de pesquisa da Ventana Research.
7. Habilidades orientadas a dados tornam-se um
requisito nas companhias
“As empresas precisarão focar sua atenção não
apenas nos esforços de recrutamento para de pessoas com fortes
habilidades analíticas, mas também na educação, na qualificação e no
aprimoramento dos funcionários atuais, à medida que a necessidade de
tomada de decisão baseada em dados só aumenta – e a escassez de
talentos, também” – Hugh Owen, vice-presidente executivo de educação
mundial, MicroStrategy
8. AI é real e está pronta
“No próximo ano, mais desses CDAOs e CIOs
confiantes
garantirão que as equipes de ciência de dados tenham o que precisam para
serem eficientes, e para que possam gastar 70%, 80% ou 90% de seu
tempo realmente criando modelos de IA para serem implementados”- Srividya
Sridharan, Mike Gualteri, JP Gownder, Craig Le Clair, Ian Jacobs, Andrew Hogan, Previsões 2020: Inteligência Artificial – É hora de transformar o artificial em
realidade (Cheques), Forrester, 30 de outubro de
2019.
9. A Inteligência Móvel evolui para 2020 e
além
“Metade das organizações vai reavaliar o uso de
dispositivos móveis e concluirá que sua tecnologia não atende
adequadamente às necessidades de seus funcionários, levando-os a
examinar
uma nova geração de aplicativos móveis que permitem uma melhor
experiência de trabalho e uma conectividade muito mais eficaz para o
restante da organização e para os clientes. “- Mark Smith, CEO e Diretor
de Pesquisa, Ventana Research
10. O futuro do Experience Management é
potencializado pela IA
“À medida que os aplicativos são decompostos pelo
processo de negócios para headless microservices, a automação e a inteligência irão desempenhar um importante papel na
criação de personalização e eficiência em massa, e em escala. A Empresa Inteligente levará o contexto e o Data Analytics para
impulsionar suas próximas ações. “- R” Ray “Wang, Fundador e Analista Principal, Constellation Research.
Para ler o conteúdo completo de cada líder de
pensamento, faça o download do relatório, 10 Enterprise Analytics Trends To Watch In 2020, hoje.