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No Dia Nacional das MPEs: conheça 8 empresas que oferecem soluções para micro e pequenos negócios

No dia 5 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Apesar do nome, esses empreendimentos parecem “gente grande” no mundo dos negócios, pois já correspondem por 98% do universo empresarial e 27% de tudo o que é produzido no país. Para driblar o desemprego e contornar a situação financeira de suas famílias, muitas pessoas estão se arriscando e esse movimento foi responsável  pela  abertura de mais de 1 milhão de micro e pequenas empresas (MPEs), entre janeiro e abril deste ano. Outros dados recém-divulgados pelo Sebrae comprovam que as MPEs geraram, no último ano, mais de 2 milhões de postos de trabalho, um crescimento de 71,8% das vagas criadas no país. O setor de Serviços foi o que mais se destacou no mês de junho, com 87,2 mil novas vagas, seguidos pelo Comércio, com 63,2 mil, Indústria da Transformação, com 30,9 mil, Construção Civil, com 26,4 mil e Agropecuária, com 5,9 mil.

Mesmo sendo um dos pilares que movimentam a economia nacional, as micros e pequenas empresas continuam encarando desafios diários para manter seus negócios vivos, como a dificuldade de acesso a crédito, taxas de juros abusivas e de capital de giro. Um levantamento conduzido pela Lendico mostra que 35,8% dos pedidos de empréstimo em agosto foram feitos para começar ou melhorar o próprio negócio. Nesta data tão importante para os empreendedores, algumas empresas de segmentos diferentes que já passaram por situações semelhantes, foram convidadas para contarem como as suas soluções podem ajudar quem está começando ou pensando em se tornar empresário de si mesmo. Confira os exemplos:

Innovative Assessments

Focada em auxiliar bancos e credores a aprovar mais empréstimos para consumidores desbancarizados, a israelense Innovative Assessments está presente em mais de 15 bancos e fintechs no Brasil com o Worthy Credit, questionário psicométrico que gera perfil com dados adicionais do solicitante de crédito sobre os quais não há muitas informações e que, por isso, frequentemente têm seus pedidos negados. Por meio da ciência da psicometria, é possível realizar uma análise comportamental medindo suas disposições, atitudes, opiniões e habilidades que os tornam ou não bons pagadores. Globalmente, a fintech já gerou um aumento de 20% nas taxas de aprovação de empréstimos.

“O Worthy Credit funciona como uma alternativa além da pontuação de score, tornando-se uma oportunidade para pequenos empreendedores iniciarem seus negócios, principalmente durante um momento economicamente instável como a pandemia. O acesso ao crédito para microempreendedores é fundamental para inseri-los no sistema e contribuir com a movimentação do mercado, começando pelos pequenos negócios”, explica o PhD Dr. Saul Fine, CEO da IA.

Intuit Quickbooks

A Intuit QuickBooks é uma fintech americana desenvolvedora de sistemas de gestão financeira para PMEs e escritórios contábeis, fundada no Vale do Silício, no começo da década de 1980. No Brasil, atua com o QuickBooks, sistema de gestão financeira que ajuda PMEs e empresas de contabilidade a terem mais organização e produtividade. Com o software, é possível que os empreendedores economizem tempo e dinheiro, simplificando processos e automatizando tarefas por meio de tecnologia. Com o QuickBooks o empreendedor controla entradas e saídas de dinheiro, emite nota fiscal de serviços ou boletos e tem uma visão geral da saúde financeira de uma empresa por meio de relatórios. O QuickBooks pode ajudar a economizar 2600 horas por ano (7 horas/dia).

“Cada vez mais o empreendedor precisa economizar tempo e investir as horas do seu dia de forma estratégica no seu negócio. O aumento na produtividade acontece quando a tecnologia passa a ser uma aliada do empreendedor, transformando processos manuais em automatizados, possibilitando visibilidade dos números em tempo real e impactando positivamente a sustentabilidade e a saúde financeira de uma pequena empresa”, afirma Davi Viana,  country manager da Intuit no Brasil.

Lendico 

A Lendico é uma fintech de crédito pessoal e meio de pagamento que surgiu em 2015. A partir do entendimento de que o empréstimo, quando utilizado de forma consciente e com taxas justas e personalizadas, é um meio para as pessoas progredirem cada vez mais. Atualmente, mais de R$ 650 milhões já foram emprestados, impulsionando a vida de mais de 85 mil clientes.

Atualmente a Lendico conta com o BPL – Boleto Parcelado Lendico. O produto é totalmente digital, com baixa taxa de juros e é ideal para empreendedores que querem oferecer uma nova opção de meio de pagamento para seus clientes. Isso ajuda na conversão de novos consumidores e a aumentar o tíquete médio de compras, já que é possível atingir um outro tipo de consumidor – os que não utilizam cartão de crédito. Com ele o consumidor compra um produto e paga em parcelas via boleto e o lojista recebe o valor total da compra, sem tarifas ou taxas. A Lendico fica responsável pela manutenção das parcelas e pela cobrança, se houver necessidade. “O objetivo do BPL é levar facilidade para o cliente final e inovação para o empreendedor. Ao oferecer uma opção de forma de pagamento acessível para todo tipo de cliente, os lojistas conseguem atingir um público que antes não era possível”, comenta Marcelo Ramalho, CEO da Lendico.

Appmax 

A Appmax é uma startup gaúcha que oferece um conjunto de soluções feitas para maximizar os resultados de e-commerces e negócios digitais. A fintech nasceu com o objetivo de entregar a maior aprovação de pagamentos possível, minimizando o número de compras recusadas e carrinhos abandonados de quem trabalha com vendas online. Com uma solução inovadora a empresa oferece maximização das vendas online, com sistemas de recuperação e aumento de vendas, checkouts customizáveis de alta conversão, funis de marketing automatizado para envio de SMS, E-mail e WhatsApp.

“Nosso maior objetivo é oferecer maximização de vendas e consequentemente maior faturamento para e-commerces de todo o país, possibilitando aos nossos clientes uma variedade de serviços capazes de acompanhar todos os braços que uma PME necessita para crescer. Nossos serviços vão além da aceitação apenas sobre meios de pagamento”, explica Betina Wecker, VP de Novos Negócios na Appmax.

a55 

A a55 é uma fintech que viabiliza crédito para empresas de tecnologia, como e-commerces, e para empresas com receita recorrente para colaborar com o crescimento de empreendedores que precisam de capital de giro para expandirem seus negócios. A fintech, que está presente no Brasil e México, já originou mais de R$ 200 milhões em crédito, utiliza uma plataforma que conecta informações de contas bancárias, faturamento, meios de pagamento e inteligência de crédito.

Essa inteligência somada a gestão financeira faz com que a fintech consiga prever a necessidade de capital de giro do empreendedor. No total, já são mais de 14 mil empreendedores cadastrados na plataforma da a55. “Nosso propósito é ajudar empreendedores com capital para crescimento de forma sustentável e de maneira mais propícia para empresas que possuem tecnologia em seus modelos de negócio do que as soluções tradicionais”, explica André Wetter, presidente e cofundador da a55.

OiMenu

Para apoiar os MPEs do segmento de food service, a OiMenu, startup de cardápios digitais, ajuda o empreendedor a economizar com a mão de obra e aumentar o faturamento em suas vendas – tudo utilizando uma eficiente tecnologia que se comunica em diversos idiomas. Isaac Paes, CEO e fundador da startup, explica que a OiMenu foi criada justamente para solucionar diversos desafios do empreendedor com uma única solução: o cardápio digital. “Com o tablet da OiMenu, os pedidos em bares e restaurantes são realizados de uma maneira totalmente ágil e intuitiva, oferecendo imagem dos pratos, opções de personalização e a possibilidade de realizar pesquisas de satisfação ou promoções pontuais”, explica o CEO.

Essa experiência inovadora ajuda muito no aumento das vendas, mas ele acontece, de fato, devido à moderna tecnologia desenvolvida por especialistas em psicologia do consumo. “Nem sempre um garçom tem tempo de oferecer adicionais a todos os clientes, ou muito menos opções que harmonizem, como um determinado tipo de vinho para um cliente que pediu espaguetes, por exemplo. Com a tecnologia da OiMenu, o cliente tem uma visão completa do serviço oferecido pelo estabelecimento e isso tem aumentado em 30% o ticket médio dos nossos clientes”, finaliza Isaac.

Vadu 

Com estrutura focada em inovação, o Vadu é uma plataforma especializada em soluções de análise, monitoramento e automação de crédito. A fintech reúne em um só lugar recursos que facilitam o dia a dia das empresas que fornecem crédito ao mercado. Em um clique é possível ter acesso a relatórios consolidados com respostas rápidas e diretas, que simplificam a análise sobre a empresa consultada, seus sócios e fundadores, possibilitando a tomada de decisão com segurança e prevenção de fraudes.

“Temos como premissa oferecer soluções eficientes para os problemas reais enfrentados pelos nossos clientes. Apenas disponibilizar tecnologia e dados não é o bastante, é preciso conectar as informações ao dia a dia e às necessidades de cada negócio. Desta forma, com aptidão e espírito consultivo, democratizamos o Big Data e entregamos um serviço personalizado”, afirma Michel Varon, fundador e CEO do Vadu.

Flix

A Flix é a primeira seguradora brasileira 100% digital com foco exclusivo na venda de seguros e assistências residenciais. Recentemente a insurtech lançou a plataforma Flix2Business, para que outros negócios possam passar a oferecer também os seguros residenciais da Flix de forma digital e descomplicada para seus clientes. O setor de seguros foi impulsionado pela pandemia e vem crescendo desde então. Desta forma, os empreendedores conseguem aproveitar essa ascensão e ampliar seu portfólio, gerando renda extra recorrente para sua empresa de forma simples.

“Nosso objetivo é proporcionar uma vantagem competitiva, oferecendo um diferencial a mais para captar e fidelizar mais clientes. A partir do momento em que eles fecham parceria com a gente, ele recebe a API para integrar em seu site e já pode começar a vender, ou opta por uma plataforma plug’n’play para realizar as vendas sem qualquer envolvimento do time de TI ou de passos tecnológicos. Além disso, nós promovemos aos seus clientes as soluções para problemas corriqueiros do ambiente residencial por intermédio das assistências. É uma solução simples e economicamente interessante para eles”, explica Felipe Barranco, CEO da Flix.

Tags: empresas, PME, soluções

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