Notícias

Nokia lança Gigabit Connect para simplificar instalação de banda larga gigabit em blocos de apartamentos

A Nokia lançou hoje o Gigabit Connect para tornar mais fácil para os provedores de rede de fibra implantar serviços de banda larga gigabit em MDUs, onde a conexão final é feita por par trançado ou cabos coaxiais.

 

Os provedores de fibra muitas vezes encontram dificuldades, em edifícios residenciais, em levar fibra a todos os apartamentos. A idade do edifício pode significar que há falta de espaço, dutos embutidos ou questões legais que podem restringir a implementação. As tecnologias G.fast podem permitem que os operadores terminem a instalação da fibra em um local central do edifício e, a partir daí, façam a ponte para qualquer televisão, dados ou cabos telefônicos existentes até o trecho final.

 

A solução Gigabit Connect da Nokia se baseia nos recursos G.fast, recobrindo sua complexidade e permitindo que a conexão final seja gerenciada como um endpoint de fibra sob um único painel de interface de gerenciamento de vidro. Isso é especialmente importante para operadoras que se concentram na implantação apenas de fibra e que não têm experiência com tecnologias em par trançado de cobre. O Gigabit Connect pode ser implantado sem impacto no gerenciamento de rede existente e nos serviços FTTH (Fiber to the Home).

 

A solução Gigabit Connect também oferece a mesma experiência de velocidade e baixa latência para o usuário final, como o FTTH completo.

 

Sandy Motley, presidente de redes fixas da Nokia, disse: “Estimamos que 20% dos MDUs são desafiadores para novas instalações de fibra. Usar o G.fast sobre os cabos existentes de um edifício ajuda muito a resolver o problema, mas pode ser um desafio para os operadores adquirirem experiência em novas tecnologias. Com o Gigabit Connect, recobrimos a complexidade, permitindo a implantação de fibra plug-and-play e o gerenciamento contínuo como em qualquer linha de fibra normal. Além disso, os consumidores terão a mesma velocidade e desempenho de baixa latência que a fibra padrão.”

 

A Pan Dacom Networking AG está implantando as unidades de ponto de distribuição rápida Lightspan SX G. (DPUs) da Nokia e o Altiplano Network Management System para que seu cliente de fibra R-Kom conecte 4.000 edifícios na Baviera Oriental, Alemanha.

 

Thomas Klein, Chefe do Centro de Competência de Vendas e Tecnologia da Pan Dacom Networking, disse: “Estamos usando o G.fast para a última gota e usamos provisionamento zero-touch com SDAN (Redes de Acesso Definidas por Software). A solução da Nokia estende o que pode ser feito com SDAN e ajudou a reduzir os tempos de implantação em 50% com a configuração da nuvem.” Alfred Rauscher, Diretor Administrativo da R-KOM acrescentou: “Graças à solução escalonável e preparada para o futuro da Nokia, milhares de bávaros que moravam em casas anteriores de fibra ótica podem agora esperar por banda larga gigabit.”
De acordo com Dell’Oro, as conexões G.fast são definidas para mais do que o dobro em 2025.

Tags: connect, Gigabit, Nokia

Você também vai gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!