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Oper Card ganha competitividade com InterSystems IRIS

Equacionar a entrega de um ambiente de servidores com alta disponibilidade, escalabilidade e performance era a questão da administradora de convênios Oper Card quando começou a estudar novas soluções para atender o alto índice de processamento de dados diariamente. Principal empresa desse segmento em Cuiabá (MT), a Oper Card precisava de uma plataforma de dados capaz de suportar todas as operações do seu ambiente de TI, que tem os servidores hospedados em um data center.

Para Luís Oliveira, CEO da Oper Card, “entramos em uma nova era, em que o processamento deve ser imediato e os clientes pedem respostas em tempo real”. A principal motivação da escolha pela plataforma de dados InterSystems IRIS® foi a independência na integração de tecnologias, o que torna mais fácil o desenvolvimento de aplicativos de alto desempenho. Além disso, foi muito benéfica a facilidade que a empresa encontrou para migrar todo o seu banco de dados com padrões heterogêneos rapidamente. A Oper Card tinha instalado o banco de dados InterSystems Caché e conseguiu transferir toda a estrutura para o IRIS em minutos. “Em outra plataforma, levaríamos uma semana para essa transição. O nosso software de gestão foi desenvolvido internamente pelos nossos programadores e o InterSystems IRIS conseguiu operar de forma integrada a ele sem perder nenhuma informação por ser uma plataforma aberta”, relata Oliveira.

Desafio – Garantir um ambiente de TI em nuvem com alta performance e interoperabilidade de dados imediata para ganhar competitividade era o principal desafio que a Oper Card tinha a superar neste momento em que os hábitos do consumidor ganham novos formatos. Com 13 anos de atividades, a Oper Card iniciou a administração de convênios no período que as operações eram manuais e os vales emitidos para os adquirentes – sindicatos, cooperativas, prefeituras e associações – eram em forma de cheque de papel.

“O processo todo dos vales de alimentação naquela época era digitado manualmente, o que gerava várias inconsistências por erros e lentidão; depois começamos a fazer eletronicamente”, conta Oliveira. Hoje a empresa administra convênios de alimentação, combustível, farmácias e comércio em geral em parceria com 3 mil estabelecimentos e quase 30 mil usuários de cartões personalizados. Administra também as máquinas POS de recebimento no comércio e tem o aplicativo Oper Card Net Pay como sua maior vitrine. De acordo com Oliveira, os meios de pagamento pelo smartphone estão sendo muito bem aceitos na região, pois são mais ágeis do que as máquinas de POS.

Expansão – O próximo passo da empresa é expandir seus negócios tanto em outros segmentos de negócios quanto para outros estados do país. A Região Centro-Oeste tem o agronegócio como forte motor da economia e a Oper Card tem um projeto pronto a oferecer às propriedades rurais para gestão baseada nas novas tecnologias disponíveis. Segundo Oliveira, a administração rural de informações sobre safra, colheita, comercialização, além da gestão financeira acompanhando a cotação das commodities nas bolsas internacionais, são preocupações constantes dos administradores.

“Estamos em negociação com entidades representativas no agronegócio para usarmos a InterSystems IRIS no desenvolvimento de aplicações específicas para esse setor, que investe nas tecnologias de ponta e inovadoras”, conclui Oliveira.
Tags: InterSystems, IRIS, OperCard

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