ArtigosNotícias

Três dicas da ServiceNow para gerenciar riscos digitais em qualquer organização

Com a transformação digital tornando-se cada dia mais essencial para as empresas em todo o mundo, pode-se observar seus benefícios sendo colhidos de diversas maneiras: otimização de processos, ganho de produtividade, crescimento nos resultados, entre outras vantagens competitivas. Porém, para que a segurança de dados – um dos principais pontos na digitalização das organizações – seja garantida neste novo universo hiper conectado, é fundamental que ela seja trabalhada cuidadosa e constantemente.

Os riscos digitais são muitos e podem assumir diversas formas, o que leva empresários ou gestores de qualquer tipo de organização a buscar soluções, mesmo que paliativas. Entretanto, apenas programas sólidos são capazes de gerenciar este pilar, desde a preparação e fortalecimento das barreiras digitais, o dia a dia da manutenção/atualização constante até a possibilidade de tratar esse tipo de risco caso se torne um problema.

E para ajudar neste complexo desafio de garantir que sua organização esteja protegida contra disrupções no negócio, não conformidade e erros, a ServiceNow apresenta três maneiras de garantir a segurança de dados em qualquer organização:
 

  1. Desenvolva internamente um programa de gerenciamento de riscos
    A criação de qualquer programa começa com preparação, e para que tenha sucesso é necessário identificar suas metas, sua estratégia e seu planejamento. Sim, tomará bastante tempo e paciência para que todo o planejamento inicial seja jeito, e estes processos exigem. Mas, como dizem, Roma não foi construída em um dia – e podemos garantir que um programa robusto de gerenciamento de risco também não.
  2. Mão na massa: atente-se ao risco com todos, inclusive fornecedores 
    Com toda a estrutura para o gerenciamento já criada, e agora? É hora de coordenar e alinhar suas prioridades em relação aos possíveis riscos na organização como um todo. Com objetivos, estratégia e roteiro traçados, é possível prosseguir para a aplicação da plataforma de gerenciamento dos processos de segurança.

    E esses processos devem ser simples, claros e bem coordenados em toda a organização – especialmente para que seja possível mensurar e analisar de forma integrada e clara as possíveis brechas de segurança em todas as áreas.

  3. Trate todas as falhas, por “menores” que sejam
    Uma vez que a organização iniciou seu projeto de segurança e já lida com o gerenciamento de riscos, pode mergulhar efetivamente no enfrentamento. Muitas vezes, no dia a dia, essas falhas na segurança digital parecem pequenas e inofensivas, mas podem com o tempo podem se tornar riscos ainda maiores que atingem a empresa inteira. Os riscos operacionais são as incertezas e perigos que uma empresa enfrenta em suas atividades rotineiras, mas que resultam de falhas em procedimentos internos, pessoas e sistemas. Então quanto antes identificadas as possíveis lacunas de segurança, é fundamental corrigi-las. Para isso, a NowPlatform e o plug-in ServiceNow GRC Advanced Risk conta com tecnologia de ponta apresentada em uma experiêcnia amigável, fácil de usar, para que toda a linha de frente do negócio possa ser envolvida na identificação e controle dos riscos digitais.

 

Para mais informações sobre cada uma das etapas, especialistas ServiceNow apresentam webinars detalhando 1) preparação para os riscos digitais2) gerenciamento e a 3) implementação na operação.

Para saber mais sobre a tecnologia ServiceNow, acesse: https://www.servicenow.com/products/risk-management.html

Tags: dicas, Gerenciamento, riscos, ServiceNow

Você também vai gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!