Notícias

Inovações tecnológicas impulsionam vendas e melhoram a experiência do consumidor

Marcado por adversidades, o ano de 2020 exigiu muita resiliência por parte dos empreendedores. E a tecnologia foi e tem sido uma grande aliada para atravessar esse período, principalmente no que diz respeito aos meios de pagamento. Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva. 9 entre 10 vendedores do Mercado Livre e do Mercado Pago estão otimistas com as vendas por meio de plataformas digitais e a tecnologia vem sendo encarada como peça-chave para alavancar o faturamento.

Precursora no segmento de pagamentos digitais, o Mercado Pago, fintech do Mercado Livre, oferece em todas as suas maquininhas Point o pagamento via Pix, sistema instantâneo criado pelo Banco Central. O lojista também pode receber via checkout, link de pagamento ou pelo “Pix Copia e Cola”, para que o cliente copie e pague pelo aplicativo ou internet banking de sua preferência. O Código QR gerado no aplicativo do Mercado Pago já está adaptado para aceitar o Pix e as plaquinhas e adesivos que ficam afixados nos estabelecimentos já estão em processo de troca para a versão que aceita a nova modalidade.

Quem aderiu a essa modalidade foi Luciano Carvalho, proprietário da rede de padarias Big Bread, na capital paulista. Por lá, o cliente tem à sua disposição o Código QR do Pix diretamente na comanda em que o pedido é marcado. Desta maneira, basta que o cliente escaneie a imagem e efetue o pagamento em seu celular, diretamente da mesa. Na saída, uma catraca automatizada reconhece que a conta foi paga.

Para Carvalho, essa é uma tendência que veio para ficar. Por isso, o empreendedor elaborou três dicas para que o lojista adeque seu negócio e use a tecnologia para fidelizar o cliente.

É importante que o empreendedor esteja sempre atento às tendências
O mercado de tecnologia evolui constantemente e em uma velocidade muito grande. É importante estar atento a cada novidade e entender como é possível acrescentá-la ao negócio.

Usar a tecnologia à favor do consumidor
Ao adotar uma tecnologia no estabelecimento, é importante ter o entendimento que nem sempre ela agradará todos os clientes. Pessoas mais conservadoras podem preferir um atendimento pessoal, assim como os mais arrojados escolhem lidar com as máquinas. O importante é garantir poder de escolha para 100% do público.

Instrução da equipe
A adoção de novas tecnologias nem sempre acontece de forma intuitiva. Seja por receio ou por achar que o processo é complicado, muitos consumidores acabam desistindo de usá-la. Por isso, ao utilizar novas plataformas, é importante ter uma equipe treinada a instruir esses consumidores. De maneira educativa, é possível desmistificar as ferramentas e incentivar o uso delas.

Por que o Pix pode ser vantajoso para quem vende com Mercado Pago?

• O dinheiro cai na conta na hora, o que ajuda no fluxo de caixa para pagamentos de fornecedores, compra de insumos e controle de estoque.
• A liberação dos produtos para o cliente acontece de forma mais rápida, já que a confirmação do pagamento acontece em poucos segundos. Perder um cliente na venda com boleto ou segurar o estoque até a confirmação do pagamento são coisas do passado.
• A taxa para aceitar pagamentos com Pix é muito menor do que o cobrado em pagamentos com cartão de débito e crédito.
• Redução das despesas com manuseio de papel moeda e troco, com mais segurança, seja para fechar o caixa ou transportar grandes quantias em malotes ou carro-forte.
• Atrair mais compradores, pois aceitar o Pix com Mercado Pago permite receber pagamentos de aplicativos de outras instituições financeiras.
• É tão seguro como qualquer outro meio de pagamento eletrônico, como cartão ou transferência, pois tem o controle e a segurança do Banco Central.
• Acesso à conta gratuita e plataforma Mercado Pago:
• Central de Descontos, que permite desenvolver ofertas personalizadas para um público de mais de 20 milhões de clientes do aplicativo Mercado Pago;
•Programa Mercado Pontos, com descontos em produtos, frete etc;
•Crédito para investir no negócio, entre outros benefícios.

Tags: CX, MercadoPago, PIX

Você também vai gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!