ArtigosNotícias

Recorde de vendas no e-commerce previsto para a Black Friday deverá ser impulsionado pelo PIX

A Black Friday de 2021 tende a alcançar o maior volume histórico movimentado na data pelo comércio eletrônico brasileiro. Entre os indicativos dessa propensão, está o volume de vendas online no país neste ano. Considerando o acumulado até setembro, ele é 22,48% superior ao do mesmo período de 2020, segundo dados do indicador MCC-enet divulgados pela Neotrust e camara-e.net.

Além disso, a participação das vendas online atingiu um recorde no varejo do Brasil em 2021, chegando a 11,9% do total, proporção que era de 4,8% em 2018, 5,7% em 2019 e 9,6% em 2020, também de acordo com o MCC-enet. Nos maiores varejistas multicanais brasileiros, a venda online representa 70% do total vendido.

Um cenário tão promissor transforma a Black Friday em uma excelente oportunidade para os lojistas não só fazerem grandes negócios, mas também fortalecerem suas marcas no mercado. Para atingir esses objetivos, é fundamental a gestão de performance das vendas digitais, que inclui as escolhas de meios de pagamento no checkout.

“A melhoria de conversão no checkout significa aumentar a receita sem mudar custos fixos e de marketing: com o mesmo investimento na geração de tráfego e estrutura operacional, a loja aumenta a efetividade das vendas”, afirma Gastão Mattos, CEO da consultoria Gmattos, especializada em e-commerce.

Por isso, a gestão de pagamentos é essencial, eventualmente suprimindo meios de pagamento com baixa efetividade ou criando mecanismos de incentivo para meios com maior conversão.

O PIX será um agente de destaque nesta próxima Black Friday. Segundo estudo da Gmattos realizado em setembro deste ano, mais de 50% das grandes lojas online brasileiras já oferecem o PIX como alternativa de pagamento. Em janeiro de 2021, o mesmo estudo apontava que apenas 17% das lojas aceitavam PIX.

Existe, então, um claro interesse dos lojistas nessa novidade, sendo esperado que 70% das lojas ofereçam esse tipo de pagamento até o final de novembro, data da Black Friday. O estudo da Gmattos identificou, em setembro, que algumas lojas já oferecem incentivos para o uso do PIX, com descontos chegando a 10% do valor da compra.

Embora a conversão média dos pagamentos via PIX em lojas online seja ainda oscilante, ela se dá em patamar elevado, partindo de 60% de efetividade e podendo chegar a mais de 90%, segundo o estudo da Gmattos. Em pagamentos por cartões de débito e boletos, a conversão oscila entre 30% e 50%.

 

Tags: e-commerce, PIX, recorde, vendas

Você também vai gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!