Outros

Squads de tecnologia: entenda o que são e seus benefícios na transformação digital de grandes empresas

objetivo de impulsionar a transformação digital e se tornar mais relevante no mercado, muitas empresas acabam criando estratégias e métodos que as levam nessa direção. Entre essas ferramentas, estão os squads de tecnologia. Mas afinal, o que são?

 

André Dib, CEO da Framework, empresa especializada na transformação digital de grandes negócios, explica que os squads são modelos organizacionais que auxiliam na estrutura interna de uma empresa. Ou seja, enquanto o modelo tradicional divide grupos por ocupação, esse método consiste em unir pessoas com os mais variados tipos de habilidades.

 

Entre um dos motivos que o torna atrativo, está a possibilidade de ganho em potencial, já que essa equipe trabalha em cima de um único objetivo, com decisões autônomas e diversas, fazendo com que os processos sejam mais ágeis.

 

Dentro da transformação digital, as vantagens incluem agilidade, motivação e entrega de resultados. “Quando falamos de agilidade, é porque, devido à ausência de uma hierarquia, assim que todo o projeto estiver concluído, basta colocá-lo em prática, sem a necessidade de mais aprovações” explica Dib.

 

Ele complementa dizendo que o que também leva uma equipe a trabalhar com eficiência é a motivação. Logo, quando você dá autonomia para os colaboradores, eles se sentem mais incentivados a continuar, pois percebem a confiança vindo da empresa, e tudo isso, leva a bons resultados.

 

O CEO afirma que a melhor forma de implementar esse método dentro de uma empresa é, primeiro, confiando nos seus funcionários e dando a eles a liberdade de opinar, pois se trata de uma mudança cultural. Com a estrutura pensada pela Framework, as empresas parceiras podem contar com squads compostos por profissionais que se adaptam aos modelos de diferentes organizações, aumentando a produtividade sem perder a essência da gestão e evoluindo processos de inovação e tecnologia.

 

Além disso, ter uma equipe que sabe se auto gerenciar e cuidar uns dos outros também é importante, mas André Dib reforça que, se a sua organização já atua no modelo tradicional, o ideal é que essa mudança seja feita aos poucos, sempre se adaptando às necessidades e aos objetivos da empresa.

 

Por fim, ele esclarece que a contratação de uma empresa que auxilia nesse processo, como a Framework, também pode ajudar. Assim, é possível ter um ambiente mais engajado e produtivo.

Você também vai gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!