ArtigosNotícias

TI: de área de suporte à protagonista da estratégia das empresas

Tecnologia é o assunto da vez, e isso não é de hoje; a área cresceu tanto e ganhou várias ramificações, que nos últimos anos passou a ter um papel totalmente estratégico dentro das empresas. Mas, isso não era bem assim até 15 ou 20 anos atrás. Para muitas organizações, a área de TI era vista como um apoio para manter a infraestrutura funcionando, desenvolver ou sustentar alguns sistemas e manter os dados a salvo nos servidores. Antes as empresas conseguiam, mesmo que com alguns obstáculos, trabalhar de forma analógica, sem computadores ou internet. Hoje isso é completamente inconcebível.

 

 

Com o avanço da tecnologia, empresas de todos os setores tornaram-se absolutamente dependentes das áreas de TI, e mais, os times de informática passaram a ser protagonistas do crescimento das companhias, atuando em todas as frentes, como logística, compras, financeiro, vendas, etc. Responsável por toda inovação tecnológica, a TI se tornou o coração da empresa, ganhou muito mais visibilidade, orçamento e, principalmente, muito mais demanda.

 

Um estudo da Gartner mostra que os investimentos mundiais em tecnologia vão aumentar ainda mais em 2022, chegando a US$ 4,5 trilhões. A IDC, International Data Corporation, aponta que, nesse ano, o mercado corporativo de TI deve crescer 9,4%, isso porque, cada dia mais, a área faz parte da estratégia do negócio e, com todo o avanço da transformação digital, a tecnologia permitiu uma aceleração imensa das operações.

 

“A pandemia forçou o mundo corporativo a tomar decisões rápidas e isso trouxe ainda mais à tona o quanto os times de TI são decisivos dentro das empresas. Profissionais de diversas áreas da tecnologia passaram a atuar diretamente em projetos de grande valor para o negócio, e mais: tiveram a oportunidade de ajudar a redefinir estratégias corporativas e trazer novas soluções para um mundo que se tornou extremamente digital” conta Daves Souza, CEO da SysMap Solutions, empresa brasileira que desenvolve soluções de software e oferece serviços especializados de TI.

 

A importância dos times de tecnologia dentro das empresas cresceu muito, e a tendência é só aumentar. Isso porque, hoje, os negócios são sustentados pela área de TI; grandes lojas de comércio on-line, empresas de telecom, bancos e seguradoras, por exemplo, dependem completamente das equipes de desenvolvimento, segurança e infraestrutura para manter a empresa funcionando e garantir a privacidade dos dados e transações realizadas. Isso aumenta exponencialmente a demanda por profissionais qualificados e, diretamente, a necessidade de investimento na área.

 

Um estudo da Deloitte aponta que 53% das empresas no Brasil pretendem aumentar o quadro de funcionários de tecnologia em 2022. E o mercado está extremamente aquecido; com muitas vagas abertas e ofertas de salários cada vez maiores, os profissionais de TI vêm sendo amplamente disputados, promovendo uma grande onda de turn over no setor. Isso dá abertura para que as empresas aumentem o espaço para consultores e mão de obra externos.

 

“As áreas de TI vêm, cada dia mais, se destacando na sustentabilidade dos negócios e construção de novas tendências de mercado. Com tantas mudanças rápidas e novas tecnologias surgindo em ritmo acelerado, pode ser mais difícil para os times internos, que estão imersos no dia a dia da operação, darem conta de tocar novos projetos e assumirem grandes demandas com prazos curtos, por isso, existe um forte movimento em integrar profissionais externos e internos, formando squads inteligentes e ágeis que ampliam a capacidade de entrega da área”, conclui Daves.

 

Assim como a área de TI cresce, os desafios também aumentam e as organizações têm pela frente um grande trabalho para seguir acompanhando as novidades, e isso é uma questão de sobrevivência: quem não buscar inovação tecnológica constante não conseguirá se manter no mercado. Hoje, o Cloud Computing segue avançando, cada dia mais empresas migram suas operações para a nuvem e, com a chegada do 5G, muitos softwares poderão (ou deverão) ser redesenhados para aproveitar a velocidade da nova rede.

 

Para os próximos anos, a principal tendência é que os dados se tornem ainda mais valiosos e as empresas que fizerem melhor uso deles certamente terão os melhores resultados. Outro destaque é que os investimentos em Machine Learning e Inteligência Artificial deverão seguir em alta, promovendo novas experiências para profissionais, que poderão reduzir atividades repetitivas e operacionais, e usuários finais, que colherão os frutos dessas novidades nas aplicações cada vez mais inteligentes e eficientes.

 

Tags: estratégia, protagonista, Suporte, TI

Você também vai gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!